Os dias de hoje pedem prevenção. As pessoas que permanecem reclusas temporariamente em virtude do novo Coronavírus podem aproveitar o isolamento para estudar e desenvolver suas competências profissionais. Pensando nisso, o SENAI-SP oferece gratuitamente para pessoas físicas 15 cursos totalmente on-line, que podem ser acessados por computador ou celular. 

Os cursos contemplam temas como finanças pessoais, consumo consciente de energia, educação ambiental, economia circular, empreendedorismo, blockchain, indústria 4.0 e muito mais.

Além da gratuidade, todos os cursos são totalmente a distância e não há limite para serem realizados. Ao final de cada um, há um certificado de conclusão, que pode ser impresso pelo aluno. O conteúdo das aulas varia entre 14h e 20h e tem como requisitos de acesso o mínimo de 14 anos de idade, 5ª série do Nível Fundamental completa, conhecimento em Windows, acesso a microcomputador conectado à internet e e-mail pessoal. Fácil, prático e com conteúdo relevante: confira as matérias que cada um oferece!

Importante: empresas interessadas em projetos educacionais on-line (layoff ou grandes demandas) devem procurar o Coordenador de Relacionamento com a Indústria do SENAI mais próximo.

 

Conheça alguns deles: 

Economia circular: aborda da origem do conceito à transformação da indústria. O conteúdo é dividido em dois módulos que levarão o aluno a reconhecer a abordagem econômica proposta para a economia circular, as formas de implementar mudanças em projetos de negócios, identificar o papel do design na transformação da economia e a identificar como as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 viabilizam iniciativas circulares: 

https://mecatronica.sp.senai.br/curso/90950/123/economia-circular

 

Empreender SENAI: o aluno terá acesso à base conceitual e de ferramentas de gestão que o auxilie na estruturação de um negócio próprio considerando viabilidade, público-alvo,  habilidades pessoais, análise de mercado e aspectos legais: 

https://mecatronica.sp.senai.br/curso/89958/123/empreender-senai

 

Desvendando o BIM:  definições, histórico do uso,  modelagem parametrizada,  ciclo de vida da construção,  softwares, tendências para futuro do BIM. Nesse curso, o aluno irá passar por essas aulas para entender a influência, os requisitos e os benefícios do BIM para cadeia de construção civil: 

https://mecatronica.sp.senai.br/curso/90407/123/desvendando-o-bim

 

Desvendando a indústria 4.0: da 1ª Revolução Industrial à integração da Tecnologia da Informação aos processos de produção e à aplicação das tecnologias habilitadoras: o futuro da manufatura na chamada Indústria 4.0. No conteúdo programático, o aluno terá contato com internet das coisas, robótica avançada, computação em nuvem, integração de sistemas, manufatura digital e aditiva, segurança digital e big data:

 https://mecatronica.sp.senai.br/curso/86817/123/desvendando-a-industria-40

 

Desvendando o Blockchain: a primeira pergunta respondida por esse curso é "o que é a Blockchain?". A partir daí, o aluno será apresentado ao contexto onde ela está inserida, aos seus componentes e as suas aplicações, as aplicações suportadas pela tecnologia da Blockchain e a Blockchain em funcionamento: 

https://mecatronica.sp.senai.br/curso/87241/123/desvendando-a-blockchain

 

Para conhecer outros, acesse: 

https://mecatronica.sp.senai.br/cursos/13/679/formacao-inicial-e-continuada

https://online.sp.senai.br/